Uns dizem que é o livro da salvação, outros chamam de "uma história fascinante, mas só uma história"...
Bom, o que sabemos de fato é que, a bíblia cristã, é o conjunto de textos religiosos centrais do cristianismo inspirados por três religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Tais textos foram escritos por homens, por vários motivos, os mais distintos.
Os evangelhos ou textos apócrifos, são livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs, que não tiveram a condição de serem aceitos para fazer de nenhum cânon. O que eu gostaria de considerar, é que eles não tiveram essa condição não por serem inautênticos, censuráveis ou mentirosos...mas são considerados adequados para a leitura pública (na liturgia), mas devem ser consultados nas leituras privadas. A intenção não é esconder os textos. A palavra apócrifo significa 'oculto, aquele que precisa ser desvendado', mas não no sentido pejorativo em que muitas figuras religiosas falam. Na verdade a palavra apócrifo na sua matriz é o contrário de público.Entre muitos exemplos da importância desses textos, vou destacar dois:
- Quando falamos que os pais de Maria se chamam Joaquim e Ana, isso não está na bíblia, está no evangelho apócrifo chamado: "Proto-evangelho de Tiago";
- Na bíblia cristã há informações muito restritas sobre a infância e adolescência de Jesus de Nazaré...mas há textos apócrifos que desenvolve essa idéia, inclusive existe um clássico sobre a infância de Jesus que diz que ele liquidava com um olhar uma pessoa que estava fazendo mal.
Esses textos são atualmente muito estudados pelos teólogos.
Bom, escrevi uma humilde consideração sobre textos ou evangelhos apócrifos!
É fascinante imaginar que nós discutimos uma história por mais de dois milênios e saber que tal homem hoje é devotado por mais de um terço da população mundial.
Apresentem idéas, critiquem!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom, a Bíblia não foi escrita por comunidades cristãs, mas sim por apóstolos, homens inspirados por Deus para escrevê-la de acordo com o que o Senhor mandava. Depois de alguns problemas e chateações, até mesmo corriqueiras, acabei preferindo não discutir sobre religiões ou sobre a Bíblia com pessoas com uma visão diferente da minha, não íamos a lugar algum e era muito estressante. Bem, como sempre é dito: É tudo uma questão de fé. Crer em Deus, na Bíblia, em Jesus, vai do coração de cada um, quem não tem experiências com Deus, nunca saberá o que é senti-lo, que na verdade, supera o que vemos ou lemos através da ciência.
ResponderExcluirBom, entendo e respeito sua opinião.
ResponderExcluirMas gostaria de considerar que naquele momento não havia "igrejas", mas comunidades cristãs que viviam cada uma isoladas com seus textos...
Essa denominação de textos/evangelhos apócrifos surgiu depois de vários anos apôs a seleção dos textos que fariam parte do canôn, na bíblia.
Esse artigo, permite muito mais um debate histórico a um religioso.
Agradecido pelo comentário.
Deus é Amor e nos Deu A viad e opção de Escolher o bem ou o Mal cabe agente Saber que Caminho seguir...
ResponderExcluirA quetão da Blibia é justamente essa ela foi escrita por apostolos que era orientado pelo Sehor Jesus...De fato, não há como negar que a bíblia tenha sido escrita por homens, mas saber que esses foram escolhidos por Deus para que fosse assim é o que ajuda bastante a entender e a dar valor ao que ela diz, pois esses homens foram escolhidos e inspirados por Deus. É como se um patrão solicitasse a uma empregada que esta escrevesse uma carta em seu nome. A empregada escreveria, mas quem seria o autor da carta? O patrão. Da mesma forma se dá com a bíblia, homens a escreveram, mas o verdadeiro autor dela é o próprio Deus. Por essa razão é que é importante dar atenção à bíblia e acreditar no que ela diz, como sendo prática para os nossos dias, pois quem a escreveu foi o Criador, e ninguém melhor que ele para saber o que é ou não bom para os seres humanos. Se você nunca leu a bíblia pelo fato de ela ter sido escrita por homens, pode começar a fazer isso agora que sabe a sua verdadeira origem. Com certeza verá muitas coisas boas para aplicar em sua vida.
Leio e estudo não só a bíblia, mas a história do Cristianismo...por isso mesmo que fiz esse artigo. A questão que eu levanto é a leitura e o debate de textos que não foram selecionados para fazer parte da bíblia cristã, chamados de apócrifos; Isso está na história do Cristianismo, provavelmente sua religião. A essência do artigo não, necessariamente, tem a intenção de criar dúvidas ou críticas em relação aos escritores da bíblia, quanto a sua inspiração divina, mas agradeço sua consideração.
ResponderExcluirÑ acredito q a bíblia seja um livro apócrifo q sua autenticidade é duvidosa. Acredito em um livro verdadeiro escrito por apóstolos de varias profissões e culturas designado e inspirada por Deus à muitos séculos atrás...
ResponderExcluirComo alguém pode ter duvidas de algo tão sublime?
Um dos livros da bíblia marcante é o livro de Mateus 24.6 que diz:
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Não sei se vcs lembra q alguns anos atrás passava em documentários, jornais e TVs q o Brasil nunca irá acontecer catástrofes naturais... um exemplo é o terremotos em vários estados do Brasil isto é um fato!
Kd os estudiosos q disseram isto isto tudo esta acontecendo... pq é assim q Deus quer e esta escrito na bíblia. Como homens a muitos séculos atrás saberia disto? Se os próprios estudiosos deste século disse q isto nunca iria acontecer no Brasil?
A bíblia ela é verdadeira
Concordo com tHiago, vejam só... pq a igreja catolica não apresenta ao mundo tais textos? Ela julga não serem importantes sua compreensão? ou simplismente não arriscam em divulgar tais evangelhos pq mudariam a cabeça de seus seguidores e sua doutrina e dogmas iriam para o espaço!
ResponderExcluirOs apócrifos são cartas, coletâneas de frases, narrativas da criação e profecias apocalípticas. Além dos que abordam a vida de Jesus ou de seus seguidores, cerca de 50 outros contêm narrativas ligadas ao Antigo Testamento. Muitos têm nomes sugestivos como "Apocalipse de Adão" ou "descida de Cristo ao inferno". Poucos são conhecidos integralmente.
http://www.guia.heu.nom.br/apocrifos.htm
Não há nenhuma intenção no artigo em desprezar a bíblia ou afirmar que ela é um livro apócrifo. Jéssica, se você ler novamente, de forma mais atenciosa vai entender o conceito da palavra apócrifo que descrevo. Recomendo a todos os leitores que leiam a bíblia...também recomendo os leitores a pesquisar sobre a a história do cristianismo e a conhecer os textos apócrifos.
ResponderExcluirMax, algumas editoras Cristãs publicam tais textos...mas em cerimônias, apresentações, diálogos, estudos a palavra "apócrifo" ou textos deuterocanônicos ainda é um mistério para muitos fiéis.
Agradecido pelos comentários.
Realmente a igreja Católica ela ñ apresenta alguns textos, pois sabe q se revelar tais texto iria perder vários seguidores!
ResponderExcluirThiago eu entendir o q o seus texto está querendo dizer! A bíblia é um livro cheios de enigmas, msm q muitos estudem ela ninguém irá entender alguns texto... vale ressaltar q um dos texto é a q fala da "volta de Cristo". Muitos criticam e se batem de frente,cada um querendo expor seus pensamentos,mas acabam se contradizendo,entretanto podemos chegar em uma conclusão que ninguém sabe de fato como será este fenômeno.
A bíblia tem muita coisas pra ser revelada e estudada.
E sobre o outro texto q escrevir eu quis ressaltar a minha opinião sobre o "Apócrifo" e o q ela representa para mim... Eu entendo q ela ñ tenha nada ver com o texto q vc escreveu... Mas foi aquilo de fato q eu queria repassar!