quarta-feira, 2 de março de 2011

Cota racial

"Sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade". (wiki.)

* Primeiro é importante deixar claro que o sistema de cotas raciais, assim como outros, são medidas paliativas,  por isso vergonhosas, que o governo adota nas universidades. Medida vergonhosa no sentido de que o governo indiscutivelmente tem que oferecer um ensino de qualidade para todos e para isso acontecer é necessário uma revolução educacional no Brasil. Mas é claro que quem estar no poder não se importa com isso, “dá muito trabalho, e é preciso muito dinheiro e tempo”, ou até, “é mais fácil convencê-los dessa forma, pois acontecendo uma revolução irá aumentar as críticas, as polêmicas, as cobranças, os níveis de opiniões, os movimentos...” .
                O sistema de cotas raciais é primeiramente uma forma de reparação para esse povo sofrido e que foi muito explorado, os afro descendentes. Alguns dizem que é um sistema importado dos Estados Unidos, no qual, foi um fracasso!
                Gostaria de citar alguns pontos para refletirmos se esse sistema é adequado:
- Comumente é dito por professores, educadores, historiadores...a seguinte frase: “Os brancos escravizavam os negros.” Mas na verdade não foram os brancos que escravizavam os negros, foram os euro descendentes que escravizavam os afro descendentes! Escravos após serem libertados compravam escravos, aliás, havia vários traficantes de escravos negros.
 Daí surgi uma pergunta: ‘Tal reparação é em nome dos escravos que compravam/comercializavam escravos, ou em nome dos outros?
- Do ponto de vista genético se uma pessoa tem uma coloração mais escura, não necessariamente seus pais, avós, bisavós (ancestrais) sejam da mesma tonalidade. Na verdade ancestralidade está no sangue, coisa que ninguém controla.
Como julgar fenotipicamente uma pessoa por algo que ela não controla, há ancestralidade?
- O problema não está na cor de ninguém, está na tradição preconceituosa que estar passando de geração à geração, tendo em vista que já melhorou-se bastante tal idéia.
Mas pra que colocar a tona essa idéia de raça para nossas crianças? Os futuros governadores, presidentes, líderes...se é exatamente essa idéia que deve ser expulsa dos nossos diálogos e pensamentos?
Atualmente vivemos numa sociedade bem mais complexa, e com um grande problema que se torna cada vez mais gritante, os pobres. Destes 80% são negros.
Desse ponto de vista, porque não é criado um sistema de cota social como medida imediata e de curto prazo, começando-se um estudo sobre um revolução educacional, que por tabela iria atingir na sua maioria os negros?
Indiscutivelmente deixa-se claro que é mais um jogo político onde os chamados negros, são na verdade os clientes dos verdadeiros senhores do governo!

3 comentários:

  1. Bom, se a sociedade tem uma dívida com os negros não será por meio do sistema de cotas que irá pagar. Além disso, há quem diga que este sistema nada mais é do que uma forma de mais uma vez discriminá-los, deixando subentendido que eles são incapazes de conquistar vagas se tiverem as mesmas chances que os 'brancos'. Particularmente, acredito que isto é uma forma de atenuar o preconceito, constatando mais uma vez que a sociedade não está preparada para aceitar as diferenças, devido a isso não dará as mesmas oportunidades a todos. Quanto às cotas para os alunos de escolas públicas, só nos prova mais uma vez que o governo é incompetente, visto que não melhora a qualidade de ensino e para compensar dá um "empurrãozinho" nos alunos mal capacitados que eles criaram. Claro, há exceções, como o Alcides por exemplo, que se destacou, mas isso por mérito dele e não pelo ensino precário oferecido pela rede pública.
    Muito é investido em salários de políticos, em auxílio isso, auxílio aquilo, o Brasil até empresta dinheiro, mas quando se trata de investir em no nosso próprio país, ninguém sai do lugar, só se é investido no que gera lucro para a nossa elite, que só atua em seu próprio benefício!

    ResponderExcluir
  2. Vamos aumentar o bolsa familia para 40% do seu valor total, vamos criar escolas de ensino integrado, mas so durante tres dias da semana, vamos dar feriados ao povo brasileiro, vamos fazer o maior carnaval de todos os tempos, vamos expor nossas "mulatas" semi nuas para os turistas!!!

    vamos iludir esses ignorantes que eu ensinei a escrever o nome sem ele saber o que estava fazendo e para que serve!

    assim Eu (governo)nunca vou sair do meu devido lugar e se encontrarem dinheiro da Vacina dos idosos na minha conta eu nego!!!

    VAMOS DAR PÃO E CIRCO, AI ELES FICARAM CALMOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Nosso governo possui terminantemente um caráter ideológico a um democrático, revolucionário...

    Bom, não a pessoas melhores para mudar tal absurdo como nós mesmo.

    Agradecido pelas opiniões.

    ResponderExcluir