Como temos a ousadia de dizer que o "Gás Carbônico" é um gás vilão, e que causa um dito aquecimento Global? Bom, antes mesmo de responder essa pergunta é interessante responder outra....Quem nos disse que nosso planeta vive um aquecimento global, políticos e a mídia (condicionada aos interesses desses políticos) ou meteorologistas e cientistas, como por exemplo um dos mais experientes do nosso país "Luiz Carlos Molion"?
Descreverei a seguir uns dados importantes para essa discussão:
- Os oceanos tem 60 vezes mais carbono que a atmosfera, portanto o grande controlador de gás carbônico da atmosfera são os oceanos;
- Estudos sérios mostram que primeiro a temperatura sobe para então o CO2 subir, ou seja, a liberação de CO2 é em função da temperatura.
- Ensaios agronômicos mostram que toda vez que se dobra a quantidade de CO2, aumenta-se a produtividade da planta, como trigo, arroz, soja na ordem de 30 a 50%;
- Os estudos apresentados em função de modelos (Programas de computadores) são inúteis, pois a variabilidade dos resultados em comparação com o os dados é extremamente grande, tanto que esses modelos não conseguem desenvolver fenômenos naturais como o El niño, nem reproduzir o clima passado;
- O nosso planeta é 71% oceanos e 29% continentes, desses 29% de continentes 15% são terras geladas (gelo) e areia (desertos), dos restantes 14% felizmente 7% ainda são florestas, resta apenas 7% para o homem manipular. Em 510 milhões de Km² o homem manipular na faixa de 36 milhões de Km². Fica-se claro que os níveis de energia são muitos altos comparados aos que nós produzimos;
- Dos fluxos naturais entre: oceanos, sol, erupções vulcânicas e vegetação saem 200 bilhões de toneladas de carbono anualmente, com a incerteza de 40 bilhões para cima ou para baixo. Nós liberamos nada mais que 6 bilhões;
Se observamos Copenhague, não passa de um encontro diplomático que discutir fatores econômicos, não há nada de científico. A própria sigla IPCC significa "Painel inter-governamental de mudanças climáticas" ou seja, os representantes do governo é que manipulam tal Painel de forma simples...se nós colocarmos os termômetros em regiões urbanizadas, como por exemplo São Paulo, iremos ter um expressivo aumento na temperatura! Mas se formos aos Satélites iremos observar que na verdade estamos entrando num período de resfriamento global, isso mesmo um resfriamento!
Ora, qual o interesse de países desenvolvidos e líderes/representantes de estado nisso? Indiscutivelmente fica-se estampado nos seus discursos dois:
- Países emergentes e sub-desenvolvidos como o Brasil que está crescendo, e a China que cresce muito rapidamente com suas indústrias, terá que parar, ou reduzir seu ritmo de produção, pois terá que atender a porcentagem permitida em Copenhague para liberação de carbono. Mas e os Estados Unidos e outros países desenvolvidos? Há, bem lembrado, esse e outros países desenvolvidos será tratado diferentemente dos demais, para que não ocorra um prejuízo na economia. Isso mesmo! É interessante ressaltar que nem o Protocolo de Kyoto eles assinaram.
- Em toda essa discussão, conferências, movimentos, organizações é colocado milhões e milhões de dólares para que sustentem, ajustem os dados e a mídia para o "Aquecimento Global".
Para concluir gostaria de deixar algumas perguntas para todos que defedem o aquecimento global: Se estudarmos um pouco do passado iremos observar que os virkgins saíram da Escandinávia para colonizar o norte do Canadá e o sul da Groelândia, que hoje são regiões extremamente geladas. Ora, como justificar que aquela região era quente se no passado o homem não liberava carbono?
Entre 1925 a 1946 houve um aumento na temperatura na ordem de 0,4ºC que corresponde a cerca de 70% do aquecimento que dizem que ocorreu nos últimos 150 anos. Será que foi devido a maior atividade solar e ao fato de que naquela época não houve nenhuma grande erupção vulcânica, ou seja, o carbono não teria nada haver?
Gostaria de terminar esse artigo com um desejo, de que o leitor entenda que esse artigo não apresenta argumentos no sentido de nós não nos preocuparmos com o meio ambiente, pelo contrário, recomendo a todos se movimentar-se para uma preservação do meio ambiente. Deixo bem claro que o homem não provoca uma mudança global, pelo menos por enquanto, mas sim local como por exemplo o "desmatamento" que tira a proteção do solo, nesse sentido a chuva que tem uma grande energia cinética desagrega suas partículas e dessa forma é levada uma enchurrada de solo para os rios, que o assoreia, muda a vida aquática e acaba com a qualidade da água. Devemos economizar água, usarmos a chamada energia limpa e sustentável, explorar mais a reciclagem. O gás carbônico não é um gás vilão, diferentemente dos gases que é produzido na queima de combustíveis fósseis, como por exemplo o enxofre, que queima e é liberado para atmosfera que combina com a umidade da atmosfera formando gotículas que nos prejudicam, entretanto temos tecnologia para eliminar tais poluentes! Desastres naturais sempre aconteceram, tanto que quando há alguma reportagem, como por exemplo em relação as grandes precipitações ou a grandes terremotos , os repórteres falam: essa é a maior chuva registrada desde 1950...ou alguma outra data, ou seja, esse fenômeno já aconteceu naquele mesmo local, mas o governo não se interessa em criar medidas de deslocamento daquela população.Não fique de braços cruzados, como diria Bretold Brecht:
"A homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muitos bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."
Bom Thiago, quando falamos de aumento do nível do mar, não falamos dos icebergs, mas sim das geleiras realmente, ou seja, com o descongelamento dos que estão no nível do mar a preocupação não é das grandes, a questão é: Grandes geleiras estão acima de tal nível, o que claro, faz com que o mar se eleve com o derretimento das mesmas. Outro ponto importante que eu gostaria de destacar é: Percebo que você tenta abrir os olhos dos leitores com boas argumentações, que claro, tem respaldo, visto que você é um curioso, e bastante interessado nas mais diversas questões, entretanto, nem tudo é alienação. A mídia deturpa e sim, é manipulada pela elite, mas muito do que é exposto, também é real. Ainda assim, como diria o meu professor de Metodologia Jurídica: "Você só sabe de algo quando o comprova, e tudo o que sabemos, não fomos nós que comprovamos, foram cientistas e outros, então, não há como ter uma certeza absoluta, não há verificação cem por cento comprovada.", ele tem razão, mas nisso tudo há uma grande controvérsia, que ele mesmo admitiu: Se digo que não podemos ter certeza absoluta de coisa alguma, também não posso ter certeza desta última afirmação. Bom, para concluir quero parabenizá-lo pelo seu estudo a respeito do assunto, deste e de outros, e por publicar um artigo tão interessante e bem fundamentado como este, e me posicionar concordando com alguns pontos e discordando de outros, como já apresentei no início do comentário. Um abraço, e até mais.
ResponderExcluirAgradecido pelo comentário e elogios Déh.
ResponderExcluirQuando falo a respeito das geleiras é no seguinte sentido: quando correntes marinhas, vindas das regiões tropicais, com água quente que, percorre as bases das geleiras, tende a ocorrer fraturas/derretimentos nas suas respectivas bases e junto com seu próprio peso tende a ocorrer o que nós chamamos de 'grandes derretimentos'. Esses derretimentos não ocorrem por conta do aquecimento global e sim de fenômenos naturais tal como, deslocamento lento por conta da gravidade, e seu relevo que provoca o que chamasse de erosão e sedimentação glacial. Bom, com base nisso fica muito difícil dizer que a causa do derretimento é devido a um suposto "aquecimento global", pois a medições que mostram um ligeiro decréscimo da temperatura nos últimos anos e uma recuperação no degelo desde 2007.
Abraço.
nossa amei !muito interessante.ta de PARABÉNS!
ResponderExcluirThiago
ResponderExcluirGostaria de te parabenizar pelo excelente artigo, pois conta com uma quantidade incrivel de informações que , infelizmente , a grande maioria da população desconhece.
Voltando a falar do aquecimento global,
veremos a que a informação é manipulada de forma assustadora, pois, de acordo com o documentário "A Grande Farsa do Aquecimento Global" a relação proposta por Al Gore está errada, pois ele dizia que a medida que a quantidade de CO2 aumentasse a temperatura aumentaria, mas , de acordo com os cientistas do mesmo documentário a relação correta seria a inversa, ou seja, a medida que o CO2 aumenta a temperatura cai.
Em relação a midia, também concordo com o que você disse, pois, todo esse pânico criado pelos "cientistas do aquecimento global" tem apenas duas finalidades : a primeira é de fazer com que os paises em desenvolvimento reduzam seu ritmo de produção ( como foi dito por ti ) e a segunda é fazer com que o dinheiro continue fluindo para essa área ( vc tb disse isso xD).
Para finalizar, gostaria de falar sobre como a teoria da complexidade ( dinâmica não-linear ),teoria que defende a tese de que tudo está conectado, ou seja, que não existe um sistema isolado e que possui Fritjof Capra como um dos grandes nomes, se aplica ao aquecimento global , pois, se repararmos um pouco, a reunião de Copenhague, como todo evento da ONU, é meramente político já que todas as conclusões finais são manipuladas politicamente para gerar essa "des"informação que vemos hoje, e já dizia MV Bill e Charlie Brown Jr, em uma música chamada "Sem Medo da Escuridão" que " a informação manipulada é o que contribui para a formação de uma juventude limitada que aceita facilmente a sufocação e trata como heroi quem age como vilão". E, a matemática é muito simples a partir daí, pois, uma juventude "des"informada fará parte de uma sociedade mais "des"informada ainda, e o ciclo que tanto vai se repetir até que as pessoas se conscientizem.
Viu como tudo se encaixa?... E as coisas vão ainda mais além, pois, é só analisarmos um pouco mais que iremos observar as consequências que essa "des"informação gera na qualidade da educação de um país como o Brasil, por exemplo.
Bom, essa é minha opinião.
Espero que tenha sido claro ( pq textos nunca foram meu ponto forte ).
E deixo aqui indicado um filme chamado "O Ponto de Mutação" que mostra de uma maneira envolvente e com diálogos de altissimo nível que tudo está conectado.
Abraços.