segunda-feira, 28 de março de 2011

Amazônia - Riqueza ameaçada

Vamos navegar pelas riquezas da Amazônia:
  • Na Amazônia brasileira caberiam 14 Alemanhas, ou 20 Inglaterras;
  • Existem cerca de 3000 espécies de peixes na Amazônia, 15 vezes maior que em todos rios da Europa;
  • A Amazônia tem 20mil quilômetros de rios navegáveis;
  • Existem na floresta amazônica entre 5 milhões e 30 milhões de plantas diferentes. (Essa grande oscilação é em função das poucas plantas estudadas e a grande maioria não ter sido ainda);
  • Existem cerca de 324 espécies de mamíferos;
  • Existem cerca de 300 espécies de répteis;
  • O Rio Amazonas atinge uma profundidade de 120 metros em alguns trechos, suficiente para atingir a Estátua de Liberdade;
  • Em alguns rios da Amazônia, a diferente do nível da água entre o período de seca e de cheia é igual à altura de um prédio de oito andares. Por isso muitas lojas, casa, currais, hortas e postos de gasolina são flutuantes, construídos sobre toras de maneira e amarrados à margem.
  • Da nascente até a foz, o Rio Amazonas percorre 6868 Km, quase a mesma distância entre Nova York e Berlim;
  • Ao contrário do que muita gente pensa, a Vitória-Régia não é uma folha, mas sim uma flor. Ela um dos símbolos da Amazônia e mede até dois metros de diâmetros.


As desgraças:
  • Em 1994, 15000Km² de florestas foram derrubados, equivalente a metade do território de Alagoas;
  • Para cada arvore que chega numa serraria, outras 27 caíram inutilmente. Nem esta é aproveitada completamente, pois muitas serrarias usam técnicas rudimentares;
  • Umas em cada cinco serrarias atuam sem licença;
  • Para cuidar dos 5,1 milhões de Km² da "Amazônia Legal" (brasileira), o Ibama tem somente 275 fiscais, equivalente a uma fiscais por 18500Km²;

Cito a seguir, algumas declarações de Presidentes, líderes, Ministros, entre outros (fonte - site: br.monografias.com):
  • Margareth Thatcher, primeira ministra do Reino Unido (Inglaterra) em 1983: 
    • "Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dividas externas, que vendem suas riquezas , seus territórios e suas fábricas."
  • John Major, Primeiro ministro sucessor de Thatcher, líder do partido conservador inglês, em 1922: 
    • "As nações desenvolvidas devem estender o domínio da lei ao que é comum de todos no mundo. As campanhas ecológicas sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandista para dar início a uma fase operativa, que pode definitivamente engajar intervenções militare sobre a região."
  • Mikhail Gobachev, estadista que liderou o fim do regime comunista e a volta do mundo socialista à economia de mercado:
    • "O Brasil deve delegar parte de seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes."
  • François Mitterrand, primeiro socialista presidente da França em 1989:
    • "O Brasil precisa aceitar uma soberanis relativa sobre a Amazônia".
  • Patrice Hugles, chefe do órgão central de informações das Forças Armadas Americanas:
    • "Caso o Brasil resolva fazer um uso da Amazônia que ponha risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper esse processo imediatamente".
  • Al Gore, vice presidente Americano:
    • "A Amazônia não é dos brasileiros". 

Gostaria de informar a todos, que o grande problema que alguns líderes dizem que só teremos no futuro, já está acontecendo. Nossa preocupação não deve está voltada só para uma possível internacionalização da Amazônia, ou uma possível perca da soberania brasileira naquela região, mas indiscutivelmente há um grande avanço do "capitalismo internacional". As Multinacionais é a grande ameaça para nossa Amazônia. Há um grande número de ongs instaladas na Amazônia, que apresentam uma ameaça. Surge uma pergunta: Quem levam essas ongs  para lá? Facil! O neo-liberalismo. Pois a Funai falida, na ausência do Estado, o neo-liberalismo avança, o sistema, colocam essas ongs lá. Existem algumas exceções quanto as ongs, como por exemplo as missões religiosas, mas muitas delas é disfarçada por interesses de líderes internacionais!

Como disse Antônio Ermírio de Morais, na Folha de São Paulo:
"Hoje é o petróleo. Amanhã poderá ser a água. Hoje é o deserto do Oriente Médio. Amanhã poderá ser a bacia Amazônica".

Portanto gritem, protestem, vamos assumir nosso papel de cidadão brasileiro e dono da nossa Amazônia, pois cada vez que se privatiza uma parte, cada vez que se construir uma siderúrgica, uma madeireira, se retira um pedaço dos recursos que é do povo brasileiro em benefício de países como Inglaterra, Estados Unidos, que ja acabaram com seus recursos e hoje perseguem outros locais para fazer o mesmo.

domingo, 20 de março de 2011

Aquecimento Global x Gás Carbônico

"O Gás Carbônico é o gás da vida, se ele não existisse não viveríamos....fibras, glicoses que nos alimentamos são produzidos pelas plantas em função do processo de fotossíntese que ocorre nos cloroplastos da célula vegetal tudo isso a partir do gás carbônico e água na presença de luz."



Como temos a ousadia de dizer que o "Gás Carbônico" é um gás vilão, e que causa um dito aquecimento Global? Bom, antes mesmo de responder essa pergunta é interessante responder outra....Quem nos disse que nosso planeta vive um aquecimento global, políticos e a mídia (condicionada aos interesses desses políticos) ou meteorologistas e cientistas, como por exemplo um dos mais experientes do nosso país "Luiz Carlos Molion"?


Estava conversando com um amigo meu, e ele me disse: Você só pode estar maluco, e o derretimento que está havendo nas geleiras do polo norte? Respondo: Pois é cara, a mídia coloca imagens incríveis e emocionantes, mas não mostra o resfriamento que está havendo na Antártida! Ele argumentou: Thiago, nós moramos no Recife, uma região litorânea, que com o derretimento que está acontecendo e na velocidade que está acontecendo, a água cobrirá toda a região litorânea. Respondo: Se formos estudar um pouco de história vamos ver que em 1841 um capitão chamado 'James Clark Ross', um dos exploradores da Austrália fez uma marca na "Island of the dead" que apresentava o nível do mar, é interessante saber que depois de 170 anos o mar encontra-se no mesmo nível. Se usarmos um pouco de física vamos entender que as geleiras na sua grande maioria encontra-se abaixo do nível do mar e seu derretimento não elevará tal nível porque o a água ocupará o mesmo espaço deixado pelo gelo...vemos isso todos os dias quando adicionamos gelo num líquido. Pergunto: se adicionarmos vários cubos de gelo no copo e adicionar-se água até seu limite, depois de um certo tempo com derretimento do gelo, a água transbordará o limite do copo?

Descreverei a seguir uns dados importantes para essa discussão:
  • Os oceanos tem 60 vezes mais carbono que a atmosfera, portanto o grande controlador de gás carbônico da atmosfera são os oceanos;
  • Estudos sérios mostram que primeiro a temperatura sobe para então o CO2 subir, ou seja, a liberação de CO2 é em função da temperatura.
  • Ensaios agronômicos mostram que toda vez que se dobra a quantidade de CO2, aumenta-se a produtividade da planta, como trigo, arroz, soja na ordem de 30 a 50%;
  • Os estudos apresentados em função de modelos (Programas de computadores) são inúteis, pois a variabilidade dos resultados em comparação com o os dados é extremamente grande, tanto que esses modelos não conseguem desenvolver fenômenos naturais como o El niño, nem reproduzir o clima passado;
  • O nosso planeta é 71% oceanos e 29% continentes, desses 29%  de continentes 15% são terras geladas (gelo) e areia (desertos), dos restantes 14% felizmente 7% ainda são florestas, resta apenas 7% para o homem manipular. Em 510 milhões de Km² o homem manipular na faixa de 36 milhões de Km². Fica-se claro que os níveis de energia são muitos altos comparados aos que nós produzimos;
  • Dos fluxos naturais entre: oceanos, sol, erupções vulcânicas e vegetação saem 200 bilhões de toneladas de carbono anualmente, com a incerteza de 40 bilhões para cima ou para baixo. Nós liberamos nada mais que 6 bilhões;

Se observamos Copenhague, não passa de um encontro diplomático que discutir fatores econômicos, não há nada de científico. A própria sigla IPCC significa "Painel inter-governamental de mudanças climáticas" ou seja, os representantes do governo é que manipulam tal Painel de forma simples...se nós colocarmos os termômetros em regiões urbanizadas, como por exemplo São Paulo, iremos ter um expressivo aumento na temperatura! Mas se formos aos Satélites iremos observar que na verdade estamos entrando num período de resfriamento global, isso mesmo um resfriamento!

Ora, qual o interesse de países desenvolvidos e líderes/representantes de estado nisso? Indiscutivelmente fica-se estampado nos seus discursos dois:
  1. Países emergentes e sub-desenvolvidos como o Brasil que está crescendo, e a China que cresce muito rapidamente com suas indústrias, terá que parar, ou reduzir seu ritmo de produção, pois terá que atender a porcentagem permitida em Copenhague para liberação de carbono. Mas e os Estados Unidos e outros países desenvolvidos? Há, bem lembrado, esse e outros países desenvolvidos será tratado diferentemente dos demais, para que não ocorra um prejuízo na economia. Isso mesmo! É interessante ressaltar que nem o Protocolo de Kyoto eles assinaram.
  2. Em toda essa discussão, conferências, movimentos, organizações é colocado milhões e milhões de dólares para que sustentem, ajustem os dados e a mídia para o "Aquecimento Global".
Para concluir gostaria de deixar algumas perguntas para todos que defedem o aquecimento global: Se estudarmos um pouco do passado iremos observar que os virkgins saíram da Escandinávia para colonizar o norte do Canadá e o sul da Groelândia, que hoje são regiões extremamente geladas. Ora, como justificar que aquela região era quente se no passado o homem não liberava carbono?
Entre 1925 a 1946 houve um aumento na temperatura na ordem de 0,4ºC que corresponde a cerca de 70% do aquecimento que dizem que ocorreu nos últimos 150 anos. Será que foi devido a maior atividade solar e ao fato de que naquela época não houve nenhuma grande erupção vulcânica, ou seja, o carbono não teria nada haver?


Gostaria de terminar esse artigo com um desejo, de que o leitor entenda que esse artigo não apresenta argumentos no sentido de nós não nos preocuparmos com o meio ambiente, pelo contrário, recomendo a todos se movimentar-se para uma preservação do meio ambiente. Deixo bem claro que o homem não provoca uma mudança global, pelo menos por enquanto, mas sim local como por exemplo o "desmatamento" que tira a proteção do solo, nesse sentido a chuva que tem uma grande energia cinética desagrega suas partículas e dessa forma é levada uma enchurrada de solo para os rios, que o assoreia, muda a vida aquática e acaba com a qualidade da água. Devemos economizar água, usarmos a chamada energia limpa e sustentável, explorar mais a reciclagem. O gás carbônico não é um gás vilão, diferentemente dos gases que é produzido na queima de combustíveis fósseis, como por exemplo o enxofre, que queima e é liberado para atmosfera que combina com a umidade da atmosfera formando gotículas que nos prejudicam, entretanto temos tecnologia para eliminar tais poluentes! Desastres naturais sempre aconteceram, tanto que quando há alguma reportagem, como por exemplo em relação as grandes precipitações ou a grandes terremotos , os repórteres falam: essa é a maior chuva registrada desde 1950...ou alguma outra data, ou seja, esse fenômeno já aconteceu naquele mesmo local, mas o governo não se interessa em criar medidas de deslocamento daquela população.
Não fique de braços cruzados, como diria Bretold Brecht:
"A homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muitos bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cota racial

"Sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade". (wiki.)

* Primeiro é importante deixar claro que o sistema de cotas raciais, assim como outros, são medidas paliativas,  por isso vergonhosas, que o governo adota nas universidades. Medida vergonhosa no sentido de que o governo indiscutivelmente tem que oferecer um ensino de qualidade para todos e para isso acontecer é necessário uma revolução educacional no Brasil. Mas é claro que quem estar no poder não se importa com isso, “dá muito trabalho, e é preciso muito dinheiro e tempo”, ou até, “é mais fácil convencê-los dessa forma, pois acontecendo uma revolução irá aumentar as críticas, as polêmicas, as cobranças, os níveis de opiniões, os movimentos...” .
                O sistema de cotas raciais é primeiramente uma forma de reparação para esse povo sofrido e que foi muito explorado, os afro descendentes. Alguns dizem que é um sistema importado dos Estados Unidos, no qual, foi um fracasso!
                Gostaria de citar alguns pontos para refletirmos se esse sistema é adequado:
- Comumente é dito por professores, educadores, historiadores...a seguinte frase: “Os brancos escravizavam os negros.” Mas na verdade não foram os brancos que escravizavam os negros, foram os euro descendentes que escravizavam os afro descendentes! Escravos após serem libertados compravam escravos, aliás, havia vários traficantes de escravos negros.
 Daí surgi uma pergunta: ‘Tal reparação é em nome dos escravos que compravam/comercializavam escravos, ou em nome dos outros?
- Do ponto de vista genético se uma pessoa tem uma coloração mais escura, não necessariamente seus pais, avós, bisavós (ancestrais) sejam da mesma tonalidade. Na verdade ancestralidade está no sangue, coisa que ninguém controla.
Como julgar fenotipicamente uma pessoa por algo que ela não controla, há ancestralidade?
- O problema não está na cor de ninguém, está na tradição preconceituosa que estar passando de geração à geração, tendo em vista que já melhorou-se bastante tal idéia.
Mas pra que colocar a tona essa idéia de raça para nossas crianças? Os futuros governadores, presidentes, líderes...se é exatamente essa idéia que deve ser expulsa dos nossos diálogos e pensamentos?
Atualmente vivemos numa sociedade bem mais complexa, e com um grande problema que se torna cada vez mais gritante, os pobres. Destes 80% são negros.
Desse ponto de vista, porque não é criado um sistema de cota social como medida imediata e de curto prazo, começando-se um estudo sobre um revolução educacional, que por tabela iria atingir na sua maioria os negros?
Indiscutivelmente deixa-se claro que é mais um jogo político onde os chamados negros, são na verdade os clientes dos verdadeiros senhores do governo!

terça-feira, 1 de março de 2011

Textos Apócrifos

Uns dizem que é o livro da salvação, outros chamam de "uma história fascinante, mas só uma história"...
Bom, o que sabemos de fato é que, a bíblia cristã, é o conjunto de textos religiosos centrais do cristianismo inspirados por três religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Tais textos foram escritos por homens, por vários motivos, os mais distintos.
Os evangelhos ou textos apócrifos, são livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs, que não tiveram a condição de serem aceitos para fazer de nenhum cânon. O que eu gostaria de considerar, é que eles não tiveram essa condição não por serem inautênticos, censuráveis ou mentirosos...mas são considerados adequados para a leitura pública (na liturgia), mas devem ser consultados nas leituras privadas. A intenção não é esconder os textos. A palavra apócrifo significa 'oculto, aquele que precisa ser desvendado', mas não no sentido pejorativo em que muitas figuras religiosas falam. Na verdade a palavra apócrifo na sua matriz é o contrário de público.
Entre muitos exemplos da importância desses textos, vou destacar dois:
  • Quando falamos que os pais de Maria se chamam Joaquim e Ana, isso não está na bíblia, está no evangelho apócrifo chamado: "Proto-evangelho de Tiago";
  • Na bíblia cristã há informações muito restritas sobre a infância e adolescência de Jesus de Nazaré...mas há textos apócrifos que desenvolve essa idéia, inclusive existe um clássico sobre a infância de Jesus que diz que ele liquidava com um olhar uma pessoa que estava fazendo mal.
Esses textos são atualmente muito estudados pelos teólogos.
Bom, escrevi uma humilde consideração sobre textos ou evangelhos apócrifos!

É fascinante imaginar que nós discutimos uma história por mais de dois milênios e saber que tal homem hoje é devotado por mais de um terço da população mundial.

Apresentem idéas, critiquem!